5 MOTIVOS PARA LER: MISTBORN - NASCIDOS DA BRUMA

junho 19, 2018


Olá, eu sou a Maiani e esse é o primeiro post que escrevo para o Na Estante Vermelha. Para começar com o pé direito, trago 5 motivos para você começar a ler Mistborn.


1. Personagens
 Assim como todo livro de alta fantasia, essa história possui uma quantidade considerável de personagens, mas em nenhum momento você sente que eles foram colocados ali aleatoriamente. Os protagonistas são carismáticos e conquistam o leitor desde seu surgimento, assim como os secundários apresentam profundidade e voz própria dentro da narrativa. Mas quem realmente rouba a cena é Sazed, um mordomo terrisano, que conquista a todos nós.

2. Sistema de Magia
 Mistborn não possui apenas um sistema de magia, mas três e cada um deles são trabalhados de forma magistral, tendo suas complexidades e regras, enriquecendo ainda mais a narrativa. Os sistemas vão sendo explicados ao longo do livro, mas caso você fique com dúvidas, existe um glossário ao final. Esses sistemas de magia são super importantes na construção do Clímax, assim como nas cenas de ação.  

3. Universo
 O mundo criado em Luthadel, sua mitologia e situação atual, foram muito bem trabalhados e explicados ao longo da narrativa. Existe um governo autoritário e teocrático, representado pela figura do Senhor Soberano, que é cruel e implacável, dominando tanto os nobres quanto os Skaa, que são tratados como escravos. Até mesmo o cenário com o sol vermelho, a chuva de cinzas e a fauna sem cor aumentam a sensação de mundo desolado.

4. Narrativa
 Brandon Sanderson possui uma narrativa fluída e agradável, sem utilizar de linguagem rebuscada ou difícil. Para fãs de alta fantasia isso pode ser um problema, mas ele mesmo fala que escreve para entreter os leitores. Portanto é super fácil perceber que já leu mais de cem páginas e não ter se cansado. Fora que ele cria um enredo super amarrado e sem pontas soltas, o que só prova sua incrível capacidade para fantasia.

5. Alegoria
 Essa é uma história que pode ser vista como uma representação do poder do povo. Por mais que um governo seja cruel e autoritário, a população ainda consegue se fazer ser ouvida, assim como mudar a situação para melhor. Um livro que fala sobre corrupção e injustiça, mas também sobre a esperança e a força das ideias. Na situação atual em nosso país, nada melhor do que ler histórias assim para pensarmos um pouquinho mais sobre nosso poder como um todo.

Espero que tenham gostado e leiam essa série sensacional, de um dos mais importantes escritores de fantasia da atualidade. Até a próxima. 



Você também vai amar:

1 comentários

  1. Eu adorei ler nascidos da bruma, contudo estou amarrada na sequência... Não consigo fazer render a leitura �� sinto falta de alguns personagens...

    ResponderExcluir

Subscribe